segunda-feira, 12 de maio de 2008

EU, LIVREIRO

2.
Como isso começou? Eu chegava da escola, guardava minhas coisas e descia pela escada de serviço, do último ao primeiro andar, vinte andares revirando o lixo. Encontrava coisas, mas procurava livros e revistas. Sei de um garoto
to do prédio me falando de um sebo ali perto . Foi a primeira vez que ouvi falar nisso, eu tinha onze anos e a idéia de trocar os livros e ganhar uns trocos me alegrou muito , não queria saber de trabalho, a escola já me infernizava a vida bem mais do que munha mãe era capaz de piorar. O ilustre filho da empregada não queria ser peão, eu queria mesmo era ficar lendo gibis e livros de aventuras legais e escrever e inventar coisas parecidas com o que lia, novos sistemas solares, viagens no tempo e etc. Então me veio esse cara um dia e me falou do sebo. Fiz que me levasse até lá e em pouco tempo consegui emprego. O patrão da minha mãe tinha uma coleção Tesouro da Juventude que eu não cansava de folhear, e por ser antiga achava um barato a distância da Terra para os outros planetas, que naquela edição eram seis, mais a Lua e o Sol,ser calculada pelo número de horas-vôo de aviões quatrimotores. O dono do sebo era um baiano barrigudo risonho e esporrento chamado Jorge, sempre com a esponjinha limpando as capas sujas dos lotes que chegavam , tirador de sarro e sempre botando prá fora da loja quem lhe enchia o saco. Meu primeiro mestre ( ele me colocou prá fora uma dúzia de vezes) tinha uma coleção Tesouro da Juventude também, no alto das prateleiras junto com as Barsas e Miradores, que na época valiam bem, mas só pentelhando muito ele subiu na escada e pegou o primeiro volume e me deixou ver. Eu me acostumara já a levar o que encontrava nas lixeiras para trocar ou pegar uma mixaria e olhava tudo o que ele tinha na loja muito curioso. A coleção me chamou atenção por ser diferente da que eu conhecia , a encadernação era escura e parecia ser mais antigona. Quando abri o primeiro volume fiquei louco: a distância da Terra para os outros planetas, cinco mais a Lua eo Sol era medida por dias de viagem de locomotiva.
__ Trabalho um mês de graça pela coleção.
__ Feito, se pisar na bola é pé na bunda.
É, foi assim que começou.

Um comentário:

Vitor Machado disse...

fala Adriano...se rendeu aos prazeres terapêuticos da escrita..
rsrs
Parabéns pelo Blog..passarei por aqui e já estou indicando você no meu blog...gostei da história..
Trocar um mes de trabalho pelo tesouro da juventude..foi de fato um grande feito.

Abraços